segunda-feira, 18 de março de 2013




Parece bizarro, mas é muito importante ler...

Quem passou em 24 de abril pela Regent Street, no miolo de Londres, pode ter pensado que um centro de tortura havia se instalado ali, na vitrine de uma loja. Uma moça vestida com um macacão cor da pele passou 10 horas sendo submetida a experimentos aterrorizantes. Um aparelho mantinha sua boca aberta ao máximo da elasticidade, enquanto um rapaz de branco aplicava cremes em sua face e líquidos irritantes dentro dos olhos. Em um momento, eletrodos conectados à sua cabeça e braços aparentemente provocavam choques. Quando a moça parecia estar por desmaiar, o rapaz a alimentava, enfiando uma colher com uma papa amarela em sua boca. A artista Jacqueline Traide, 24 anos, simulava o que supostamente acontece em testes de cosméticos em animais nas grandes indústrias.
A performance foi parte da maior campanha internacional já lançada pela Humane Society International (organização que defende o respeito aos bichos) contra os testes de cosméticos feitos em animais. A prática, banida na União Europeia (UE), ainda é comum em países asiáticos que exportam seus produtos para lá. A campanha apoia o fim da compra pelos europeus de cosméticos testados em animais fora da UE, prevista para março de 2013, e também o fim dos experimentos em animais nas nações onde ainda são permitidos. O argumento é de que já existem novas tecnologias, como pele artificial e simulações em computador, que podem substituir com segurança os testes em bichos. No Brasil, eles ainda são feitos por diversos fabricantes.
É com estes motes que a performance de Jacqueline pretende contribuir. “Não estava ali pelo público, meu compromisso era com os animais que não podem ser ouvidos ou pedir para que parem”, afirma. Vegana e moradora em um barco, a artista acredita que a indústria de cosméticos espelha de alguma forma o jeito distorcido com que vemos a nós mesmos e a natureza. “Explorar o direito dos animais em nome de nossa vaidade é devastador para eles e para nossa própria imagem.”

Fonte: (Eu vi no ask - pg Facebook - 
https://www.facebook.com/euvilanoask) - retirado de http://colunas.revistaepocasp.globo.com/farejadorbichos/2012/04/25/cobaia-humana-se-submete-aos-mesmos-testes-que-os-animais-sofrem-nos-laboratorios/









Nenhum comentário:

Postar um comentário